Pilates é a alternativa para envelhecer com qualidade
O Pilates é conhecido por trazer equilíbrio, resistência muscular e autoconhecimento. Nos tempos atuais, onde o estresse é dominante devido ao trânsito e à carga de trabalho, o exercício é excelente para combater este mal. E que tal usá-lo a favor da terceira idade?
É natural que, ao passar dos anos, alguns problemas surjam pelo corpo e organismo. Começam a aparecer incômodos das articulações, enfraquecimento dos músculos, mudança de postura e queda de resistência. O Pilates não é uma atividade física agressiva, portanto é indicada para os idosos.
Segundo Bruna Sabadin , responsável pelo serviço de Pilates da Wellness, o Pilates se ajusta à terceira idade por conta da leveza desse exercício. “Os movimentos são suaves e harmoniosos, por isso se adaptam às limitações que podem surgir com a idade. A respiração é a base para todo exercício do método, melhorando a ventilação pulmonar, a circulação e a oxigenação do sangue e, consequentemente, o funcionamento do cérebro.”
Muitos idosos ficam decepcionados depois que percebem ter limitações nos movimentos. Isso gera frustração e pode levar até mesmo à depressão. “Um dos principais benefícios que o Pilates proporciona é a melhora da autoestima, pois uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos e movimentos que até então não se julgava capaz, sente-se confiante e realizado como pessoa”, diz Bruna.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma atividade física regular e moderada pode reduzir o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25%. Não importa a idade, movimentar-se é essencial para uma longevidade