Segundo dados da previdência social foram mais de 24 mil atestados só em 2016, para os casos de afastamento do trabalho ocasionado por dor nas costas. Problema este que muitas vezes pode ser tratado com métodos alternativos ou complementares a medicação. Tendência que está cada vez mais presente em clínicas e centros de reabilitação como a Coluna em Porto Alegre no RGS, que foi pauta no veículo de maior circulação regional, por conta do sucesso que vem apresentando na prática das novas abordagens. Entre os caminhos alternativos estão:
Equipe liderada pelo Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos (NCCIH, na sigla em inglês) investigou quais terapias alternativas (massagem, acupuntura, meditação, entre outras) apresentavam o maior impacto na redução das dores mais prevalentes: nas costas, na cabeça, no pescoço e nos joelhos. “Esses quadros são a razão mais comum de se buscarem novas formas de tratamento. Daí a importância de saber quais estratégias dão certo”, diz o epidemiologista Richard Nahin, principal autor do documento.
A Clínica Coluna Porto Alegre, do especialista Dr. Jorge Schreiner, adota esta nova abordagem há algum tempo e tem obtido resultados excelentes e amigos eternos. Cada história de sucesso revela o início de uma nova fase de qualidade de vida e sem dor aos pacientes, que tornam-se eternamente gratos.
FONTE: http://www.metropoles.com/colunas-blogs/na-medida/alivie-a-dor-nas-costas-com-metodos-alternativos-a-medicamentos