Mulheres e academia
Na grande maioria das academias, 90% das mulheres ficam na área dos aparelhos reservada para membros inferiores e aeróbicos. Estas treinam com o objetivo de perder os quilinhos a mais e tonificar as pernas e os glúteos. Mas, e a parte superior do corpo? Dificilmente vimos mulheres treinando bíceps, tríceps ou peitoral.
Várias são as respostas para as questões. Dizem que não querem ficar com o corpo masculinizado, que treinar peito pode afetar o tamanho dos seios, entre outras afirmações. Entretanto, será que tudo isso se confirma?
Treinar peito afeta o tamanho dos seios?
Muitas não treinam porque acreditam que isso pode diminuir o tamanho dos seios. Porém, o músculo do peitoral é diferente do seio e quando esse músculo é treinando, não se ganha ou se perde comprimento. Isso ocorre apenas no caso de perda de peso pela atividade física, mas não por causa do exercício específico de peito, que é um músculo como qualquer outro que precisa ser trabalhado.
O corpo feminino vai ficar masculinizado?
Em hipótese alguma a mulher se igualará no corpo com o homem somente com os exercícios de musculação. Algumas preferem só treinar os músculos da perna por receio de ficar com os braços musculosos. Mas, isso não ocorre, pois o homem tem um nível de testosterona muito maior do que a mulher. O sexo feminino só consegue alcançar o índice masculino com o uso de anabolizantes esteroides.
Treino aeróbico emagrece mais que musculação?
Visando emagrecer, muita gente procura o treino aeróbico nas academias, pois acreditam que esse seja o método mais eficaz na perda de peso. No entanto, um treino de musculação bem aplicado, muitas vezes ajuda a emagrecer mais que o aeróbico. Isso ocorre porque o processo nos exercícios de musculação regenera as células somente 15 dias depois do treino e para reparar esse tecido, o corpo vai precisar gastar muito mais energia.
Músculos viram gordura quando a pessoa está inativa?
Os músculos não se transformam em gordura. O que ocorre é que o consumo diário calórico é maior quando a pessoa treina. Quando ocorre o período inativo, no lugar dos músculos começará a crescer uma capa de gordura, já que a pessoa não está gastando mais energia com tanta intensidade. É por isso que dieta regular e malhação precisam estar sempre juntas.
Musculação melhora as dores lombares?
Sempre que trabalharmos a musculatura do core, estaremos estabilizando a coluna lombar. Sempre que alongarmos a musculatura posterior da coxa estaremos determinando um melhor equilíbrio espino-pélvico e dessa forma melhorando as dores na coluna.
O Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da Protrauma , apoiado pelo serviço de Musculação Terapêutica, serviço de Nutrição, serviço de Hidroterapia e outros, está apto a orientá-la na melhor forma de melhorar suas dores.
Consulte um especialista e acabe com a sua dor! Dr. Jorge Schreiner | clínica da coluna (51) 3325.2121