O peso das mochilas é algo que tem preocupado pais de estudantes e ortopedistas quando o assunto é saúde da coluna vertebral. Estima-se em pesquisas realizadas nos últimos anos, que 80% da população enfrente algum problema dessa natureza ao longo da vida. E os fatores de risco tem afetado cada vez mais cedo a população. É o caso das crianças com o uso abusivo dos tablets, celulares e as tecnologias que contribuem com o aumento da taxa de pessoas com problemas de coluna.
Começa o ano letivo, e a Coluna Porto Alegre – Clínica e Cirurgia da Coluna, preocupada com este número, alerta os pacientes e pais de estudantes, sobre a importância dos cuidados dos fatores de risco a que estão expostos. Principalmente dos anos fundamentais, que muitas vezes excedem o limite máximo de peso a ser transportado nas mochilas escolares.
A Academia Americana de Pediatria considera que o ideal é que a mochila tenha entre 10% e 20% do peso corporal do estudante. Há ainda instituições que defendem o percentual de 15%. Diante de tantas recomendações diversas e sem nenhuma pesquisa conclusiva sobre o tema, o especialista ortopedista pediátrico e professor na Santa Casa, defende que o peso máximo do material escolar carregado pelos estudantes seja 10% do peso corporal. Isto porque o uso de mochilas com peso excessivo, bem como de forma inadequada acarreta problemas futuros como desvios posturais, dores musculares, entre outras patologias.
Diante desta preocupação, foi que a comissão de assuntos sociais do senado aprovou projeto que limita o peso das mochilas escolares a 15% do peso do estudante e obriga as escolas do ensino fundamental e médio a oferecerem armários. Enquanto isso, o zelo, monitoramento e o cuidado preventivo com a saúde da coluna vertebral das crianças continua sendo uma medida emergencial que merece atenção especial de pais e cuidadores. Esta consciência e atitude, poderão contribuir com a redução da estatística divulgada pela Organização Mundial da Saúde, onde afirma que 80% das pessoas sofrem ou irão sofrer com problemas na coluna, como a hérnia de disco, em algum momento da vida.
FONTE: http://www.ebc.com.br/noticias/2015/02/peso-de-mochilas-preocupa-pais-de-estudantes-e-ortopedistas
Coluna Porto Alegre | Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti. (51)3027.3677