Excesso de peso e uso inadequado de transporte podem trazer prejuízos à saúde
A preocupação com o peso da mochila que os filhos levam para a escola costuma acometer os pais no início do ano, quando as férias estão terminando e a lista de materiais escolares chega. No entanto, é importante observar no decorrer de todo o ano a maneira como as crianças e os adolescentes utilizam a mochila e se eles têm o hábito de levar itens desnecessários nela.
Pesquisadores do Cincinnati Children´s Hospital, nos Estados Unidos, avaliaram crianças que deram entrada no pronto-socorro do hospital com dor nos ombros e constataram que 23% delas tinham lesões causadas pelo uso impróprio da mochila.
Tanto a maneira de carregar, erguer e retirar a mochila de lugar, quanto o excesso de peso – que não deve ultrapassar 10% do peso de quem vai usá-la – podem prejudicar a saúde. Lesões como dor muscular e na coluna cervical, modificação da postura e desvios posturais são alguns dos problemas mais comuns em virtude do mau uso de mochilas.
Na hora de comprar uma mochila para o seu filho, leve em considerações essas dicas que o Serviços de Clínica e Cirurgia da Coluna da Protrauma sugere:
Procure mochilas com tirantes acolchoados
Dr. Jorge Schreiner especialista em coluna. Consulte um especialista e acabe com a sua dor. (51)3325. 2121